Entre 64 estudantes, cerca de 40 nacionalidades diferentes. Em toda a turma, apenas um britânico, filho de britânicos. Nas salas de aula da Villier's High School, uma escola secundária na periferia de Londres, a diversidade cultural marcava presença.

 

Acontece que o convívio com as diferenças não vinha sendo muito amistoso: problemas de comunicação eram recorrentes entre os estudantes. Disposta a entender e mudar esse quadro, em 2007 e 2008, a diretora do colégio convidou uma equipe de arquitetos, pesquisadores e designers, entre eles Paula Dib, a pensar um projeto que pudesse fortalecer os vínculos de convivência da comunidade escolar.

 

O primeiro passo foi ouvir os próprios estudantes. Os depoimentos, gravados em vídeo, revelavam claramente a vontade dos jovens de deixar “uma marca” no mundo. Durante as entrevistas, funcionários, professores e alunos foram convidados a refletir: “O que é paz para você?”. Como era de se esperar num ambiente tão multicultural, a mesma pergunta gerou várias respostas diferentes. Deste rico mosaico de opiniões, surgiu uma mandala.

1/1

Criada a partir de desenhos dos estudantes, que representaram graficamente suas ideias sobre a paz, a mandala de 12 metros de diâmetro, pintada no pátio principal da Villier's High School, é mais do que uma simples forma circular. Ao mesmo tempo, a intervenção também não teve a pretensão de ser uma solução definitiva para os problemas do colégio. Antes de tudo, trata-se de um marco simbólico, construído coletivamente. E que inspira mudanças: naquele desenho, os jovens reconhecem suas “marcas” combinadas com várias outras. Como uma metáfora sobre a diversidade cultural presente naquele ambiente, vista de diversos ângulos, por toda a escola, é o que se expressa através da mandala: a beleza das partes em harmonia com o todo.

/// equipe

 

 

Paula Dib

Renata Mendes

Fernando Maculan

Bas Raijmakers e Geke van Dijk (STBY/Design Documentaries)

Yanki Lee (Helen Hamlyn Centre -Royal College of Arts)

Clara Gaggaro (Royal College of Arts Industrial Design Engineering)

 

 

[Período de realização: 2007 e 2008]