Em Hong Kong, para celebrar o Ano Novo, tradicionalmente, muitas famílias vão às compras. Nessa época, trocados por novos, móveis e eletrodomésticos usados se espalham pelas ruas, como lixo. Os conhecidos se cumprimentam:

 

- Gong hei fat choi! (“Desejo que você tenha mais dinheiro!”)

 

O fenômeno, evidentemente, não é exclusivo de Hong Kong. Como propulsor de modos de vida, o consumo desenfreado tem vários sotaques. E se difunde cada vez mais, como língua corrente pelo planeta. Neste contexto, qual é o papel do design? É possível fazer mais do que apenas projetar novos objetos, indiscriminadamente, para um mundo já tão abarrotado de coisas?

 

Diante destas questões, em janeiro de 2013, Paula Dib e a arquiteta Yank Lee convidaram 25 estudantes do Hong Kong Design Institute a repensar sua futura profissão. Na prática, durante dez dias, eles foram estimulados a passear por seus bairros. Pelas ruas, ouvindo as histórias dos mais velhos, os jovens renovaram seus olhares para a cidade.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
1/1

Da escuta e da observação emergiram as ideias: explorando modos criativos de interação com a comunidade, os estudantes promoveram intervenções móveis, montadas sobre triciclos. Um dos grupos, por exemplo, com uma cabine de vídeo na garupa, exibia imagens do mar, como forma de devolver às pessoas a paisagem perdida, escondida atrás dos arranha-céus. Mais adiante, alguns estudantes circulavam levando lições de reaproveitamento no projeto “cycling upcycling”. Outro triciclo, perseguido por crianças, soltava bolhas de sabão.

 

Durante o feriado mais tradicional do país, os jovens pedalaram pela cidade. E assim, além de inventar novas formas de celebrar o Ano Novo Chinês, os estudantes do HKDI renovaram também suas próprias percepções sobre o papel social do design.

/// equipe

 

 

ARQUITETA: Dr Yanki Lee

 

DESIGNER: Paula Dib

 

PROJETO: Hong Kong Design Institute | Lançamento do HKDILWL DESIS Lab.DESIS (Design for Social Innovation and Sustainability)

 

 

[Ano de realização: 2013]