Show More
Show More
Show More
Show More
Show More
Show More
Show More
Show More
Show More
Show More
Show More

FESTIVAL É TUDO VERDADE

Competição Brasileira

de Curta Metragem 2014

Nos anos 30, o pai de Espedito Seleiro fez uma sandália para o Lampião. O modelo se diferenciava dos outros por um detalhe importante: o solado retangular, usado pelo Capitão Virgulino para confundir seus perseguidores. Diante daquelas estranhas pegadas, com todos os lados iguais, ninguém sabia ao certo se o cangaceiro ia ou voltava.

 

Muito tempo depois, além da história que ouviu de seu pai, Espedito Seleiro mantém vivo também o ofício de família: modelando selas, calçados, acessórios e roupas de couro, o mestre cearense reuniu de modo original o universo dos vaqueiros e a estética do cangaço, se firmando como um dos mais importantes e reconhecidos artesãos em atividade no Brasil.

 

Selecionado para a Competição Brasileira de Curta Metragem do Festival É Tudo Verdade 2014, idealizado e co-dirigido por Paula Dib e Antonio Lino, com direção de Adriana Yañez, o documentário “A Sandália de Lampião” entrelaça a trajetória pessoal do Mestre Espedito Seleiro à própria história do couro na região do Cariri, no Ceará. Do auge da pecuária, que converteu o sertão num grande pasto natural, até o surto industrial iniciado nos anos 60, que faz com que hoje os vaqueiros desmontem do cavalo para andar de moto, o filme retrata um período de profundas transformações na vida dos sertanejos.

 

Respondendo aos desafios de seu tempo de uma maneira bastante própria, o Mestre Espedito Seleiro nos guia por um enredo conhecido: o eterno embate entre modernidade e tradição. A sandália de couro que Lampião usava para despistar seus perseguidores confunde os caminhos. A ida e a volta fazem parte do mesmo movimento. Que rumo devemos tomar? Como nos ensina o Mestre Espedito Seleiro, nessa falsa encruzilhada entre o passado e o futuro, muitas vezes, voltar-se às próprias raízes também é uma forma de seguir adiante.

 

www.asandaliadelampiao.com.br

Espedito Seleiro
A Sandália de Lampião
Gibão e chapéu de couro
Zuca Cunha
Zuca Cunha em ação
Detalhe de sela
Didi, vaqueiro
Didi
Reisado do Mestre Aldenir
Reisado do Mestre Aldenir
Mestre Aldenir
Reisado do Mestre Aldenir
Couro
Curtume tradicional
Tratando o couro
Seu Adauto quebrando angico
Oficina do Mestre Espedito Seleiro
Alemberg Quindins
Bruno Tiezzi, diretor de fotografia
Fernando Russo, técnico de som
Adriana Yañez, diretora
Antonio Lino, Espedito e Paula Dib
Equipe com Espedito e Maninho
Entrevista no Rio de Janeiro

/// equipe

 

 

DIREÇÃO: Adriana Yañez

CO-DIREÇÃO: Antonio Lino e Paula Dib

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Gilberto Topczewski

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Bruno Tiezzi

SOM DIRETO: Fernando Russo

EDIÇÃO: Leopoldo Joe Nakata

TRILHA ORIGINAL: Lucas Vargas

DESIGN GRÁFICO: Lincoln Magalhães

FINALIZAÇÃO: Daniel Amaro

Documentário | 26 min

PRODUÇÃO

APOIO

REALIZAÇÃO

PATROCÎNIO

A Sandália de Lampião